Foto: Arquivo Pessoal

As gêmeas Helena e Ana Bettanzo, de 18 anos, conquistaram o primeiro lugar nos cursos de Medicina e Direito, respectivamente, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Processo Seletivo Seriado (PSS).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Naturais do Coração do Rio Grande e formadas no ano passado pelo Colégio Militar de Santa Maria, elas falaram sobre a conquista durante entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN (93.5), na manhã desta segunda-feira (09). As aprovações foram confirmadas com a divulgação do resultado do PSS 3, referente ao ingresso em 2026, e são fruto de uma preparação iniciada ainda no primeiro ano do Ensino Médio, no Totem Vestibulares.
Concorrência menor e preparação desde o início
Durante a entrevista, as estudantes destacaram que o PSS representou uma oportunidade decisiva para o ingresso no Ensino Superior, especialmente pela concorrência menor em relação ao vestibular tradicional.
– Foi, sem dúvida, uma oportunidade que, talvez nunca mais exista. Se a gente comparar, no PSS eram pouco mais de quatro candidatos por vaga, enquanto no vestibular tradicional eram 167 por vaga em Medicina – afirmou Helena, aprovada em primeiro lugar no curso.
Segundo ela, o fato de o conteúdo ser dividido ao longo dos três anos do Ensino Médio permitiu uma preparação mais aprofundada e estratégica.
– Quem começou a se preparar desde o início teve uma grande vantagem. O bom desempenho nos primeiros anos fez toda a diferença – completou.
Ana também compartilha da mesma opinião:
– Vai seguir sendo assim para os próximos PSSs, porque a possibilidade de fazer as provas com conteúdo fragmentado, um pouco por ano, te dá a oportunidade de estudar com mais tranquilidade, com mais profundidade a cada conteúdo. Isso com certeza é um diferencial que te ajuda a se preparar com mais tranquilidade.
As gêmeas atribuíram parte do desempenho ao acompanhamento ao longo dos três anos no Totem Vestibulares, iniciado ainda em 2023, quando começaram a se preparar para o PSS 1.
– Os professores são extremamente capacitados e têm um contato muito próximo com os alunos. O atendimento tira-dúvidas foi essencial – destacaram.
No Totem Vestibulares, além do curso preparatório para o PSS, as gêmeas também fizeram a preparação para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e para o Enem.
– Eles conhecem as provas, os conteúdos e os concursos. Realmente sabem o que estão falando e também são muito atenciosos com cada aluno – reiteraram.
Outro ponto ressaltado foi o desempenho na redação.
– A redação foi um diferencial gigante. Começamos o preparatório do Enem em agosto e o preparatório para o PSS em novembro, mas antes disso, desde abril, já treinávamos a redação tanto do Enem quanto da UFSM com a professora Mariane Lazzari. Nossa evolução foi muito grande – afirmaram.
Escolha Profissional e aprovações em outras universidades
Helena contou que a decisão por Medicina não foi imediata.
– No primeiro ano, eu ainda não sabia o que queria. Decidi que queria Medicina no final do segundo ano do Ensino Médio, quando comecei a me identificar mais com a profissão – relatou.
Já Ana afirmou que o Direito sempre esteve em seus planos.
– Desde o início do Ensino Médio, eu já estava decidida. É uma área com a qual eu me identifico muito, além de já ter outros membros da família que cursaram Direito – explicou.
Apesar da conquista na UFSM, as irmãs não irão retornar a Santa Maria para cursar a graduação. Atualmente, morando em Porto Alegre com a família, elas optaram por permanecer na capital gaúcha.
– Nós também fomos aprovadas no vestibular da UFRGS para Medicina e Direito, então decidimos ficar em Porto Alegre – contou Ana.
Além disso, Ana também foi aprovada para o curso de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Com toda a família agora reunida em Porto Alegre, as aprovações foram motivo de comemoração.
– Nós temos outros irmãos que moravam aqui. Nossos pais ficaram muito felizes, tanto pelos resultados quanto por estarmos todos juntos novamente – disseram.
As matrículas nas universidades estão previstas para o final de fevereiro. Com a opção pelas posições na UFRGS, as vagas conquistadas pelas irmãs na UFSM devem ser redistribuídas nas próximas chamadas do PSS.
Confira a entrevista completa